Inscrição do Enem

Saiba como fazer a sua inscrição para o Enem 2021

A inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) já tem data marcada, com início nesta quarta-feira (30) e final no dia 14 de julho.

Nesta matéria separamos algumas dicas importantes para o participante que irá realizar o processo de inscrição da prova do Enem 2021. É importante lembrar que o participante que se ausentou na edição passada, justificou a sua ausência e teve isenção de taxa, também deverá realizar o processo de inscrição.

Inscrição do Enem 2021

A inscrição do Enem 2021 impressa deve ser realizada entre 30 de junho e 14 de julho exclusivamente pela internet na Página do Participante do Enem 2021. A versão digital será divulgada em edital próprio pelo INEP.

As etapas para a Inscrição do Enem 2021 são as seguintes:

1 – Acessar a Página do Participante;

2 – Resolver o desafio para autenticar o acesso;

3 – Informar o número do CPF e a sua data de nascimento (Estes dados devem ser iguais ao informado na Receita Federal);

4 – Preencher os campos indicados (sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade, local de nascimento, RG e endereço);

5 – Indicar o estado e a cidade onde deseja realizar o Exame do Enem 2021;

6 – Solicitar atendimento especializado caso desejado;

7 – Selecionar a língua estrangeira que realizará a prova de língua estrangeira;

8 – Preencher sua escolaridade;

9 – Preencher um questionário socioeconômico;

10 – Logo em seguida será necessário informar um e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular. Este e-mail poderá ser utilizado pelo INEP para enviar dados referentes ao Exame do Enem 2021;

11 – Criar o cadastro e senha de acesso para a Página do Participante que deverá ser guardada em local seguro. Esta senha servirá para acompanhar a inscrição do Enem 2021, imprimir o cartão de confirmação do Enem 2021, conferir o resultado individual do Enem 2021 e para inscrever-se em programas sociais como o Fies, Prouni, Sisu entre outros;

12 – Gerar o boleto;

Para os participantes que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 será necessário gerar GRU (Guia de Recolhimento da União). O valor da taxa de inscrição do Enem 2021 é de R$ 85,00 e poderá ser paga até o dia 19 de julho de 2021. Este pagamento poderá ser realizado nas casas lotéricas, bancos ou agência dos correios.

Caso o participante esquecer a senha que foi cadastrada, será possível recuperar utilizando a página do participante. É importante o participante verificar o status da sua inscrição para acompanhar o andamento da confirmação da Inscrição do Enem 2021.

Maiores informações podem ser encontradas no Portal do Enem 2021.

Palavras chave: Enem, Enem 2021, Prova do Enem, Inscrição do Enem, Edital do Enem