Saiba como consultar o saldo do FGTS

FGTS

Separamos algumas dicas importantes para auxiliar os trabalhadores, que recolhem o FGTS, nos procedimentos para consultar o saldo do FGTS nos diversos canais como a internet, por telefone e outras informações como realizar o saque do FGTS.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo que foi criado para auxiliar o trabalhador que for demitido sem justa causa, onde o trabalhador abre uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

A soma dos depósitos realizados no começo de cada mês pelo empregador, correspondente a 8% do salário de cada funcionário, constituem o FGTS e pertencem ao funcionário.

Quem tem direito ao FGTS

Para ter direito ao FGTS é necessário que o trabalhador brasileiro tenha um contrato de trabalho formal e que se enquadre nas Leis do Trabalho (CLT). Também são incluídos trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Outras duas categorias que podem ser incluídas no FGTS, caso o empregador deseje, são o diretor não empregado e o empregado doméstico.

Consultar o saldo do FGTS

É importante para o trabalhador acompanhar o saldo do FGTS pois no extrato é possível verificar se os depósitos estão sendo realizados pelo empregado e se os valores estão corretos.

Logo em seguida será explicado o passo a passo para realizar a consulta do saldo do FGTS pela internet e pelo celular por SMS.

Cadastro do FGTS no site

Através do cadastro do trabalhador no site da Caixa, é possível consultar alguns serviços do FGTS, como consulta do saldo do FGTS, extratos, atualização de dados entre outras informações. Para realizar o cadastro é necessário seguir os seguintes passos:

1 – Acessar o Portal da Caixa no seguinte endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts;

2 – Logo em seguida é necessário informar o NIS (Número de Inscrição Social) e cadastrar uma senha;

3 – O próximo passo e ler o termo de uso e aceitar;

4 – Na próxima tela será necessário informar os dados pessoais do trabalhador;

5 – Na sequência crie uma senha e confirme;

6 – No final o trabalhador receberá uma notificação de conclusão do cadastro.

Consultar saldo do FGTS pela Internet

Extrato do FGTS

Saldo do FGTS

Para consultar o saldo do FGTS pela internet, online, é bem simples. Após realizar o cadastro no site da Caixa, será necessário preencher os dados de login e acessar o site da Caixa pelo mesmo endereço: (www.caixa.gov.br/extrato-fgts). Logo em seguida será mostrado uma tela com as abas de FGTS, PIS, Seguro Desemprego e atualização cadastral. Na aba do FGTS, será possível consultar o saldo do FGTS nas opção de extrato e extrato completo.

Consultar FGTS pelo Aplicativo

A Caixa Econômica disponibilizou um aplicativo para android, que pode ser baixado na google store, para ios, na app store e também uma versão na windows store. Neste aplicativo o trabalhador pode acompanhar o saldo do FGTS, os depósitos na sua conta, atualizar os dados cadastrais e consultar pontos de atendimento.

Consultar FGTS por telefone – SMS

Outro serviço ao trabalhador que a Caixa disponibilizou é o envio de mensagens via SMS para o celular que o trabalhador informou durante o cadastro e habilitou. Neste serviço o trabalhador consegue acompanhar o saldo do FGTS por informações mensais dos depósitos realizados pelos empregadores, além de ser aviso quando tiver valores disponíveis para saque.

Como sacar o FGTS

Saldo do FGTS

Saldo do FGTS

Para sacar o FGTS é necessário separar a documentação exigida que é um documento de identificação com foto, carteira de trabalho e o número de inscrição do PIS/PASEP. Na rescisão do contrato de trabalho o empregador é responsável por informar a Caixa e em até 5 dias úteis o trabalhador já pode realizar o saque do FGTS.

Os valores iguais ou inferiores a R$ 1.500,00 podem ser sacados nas lotéricas, nos correspondentes da Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nos postos de autoatendimento para os trabalhadores que possuem o cartão do cidadão. Valores acima podem ser sacados nas agências da Caixa Econômica.

Maiores informações podem ser consultadas no Site da Caixa Econômica Federal.

Palavras chave: Saldo do FGTS, Extrato do FGTS, FGTS, Saque do FGTS, Consulta do FGTS

Fonte: caixa.gov.br