Restituição 2021

Saiba como consultar a restituição do imposto de renda 2021

Separamos algumas dicas importantes para você saber como consultar a sua restituição do imposto de renda 2021, ano base 2020.

Neste ano a Receita Federal disponibiliza a consulta do primeiro lote da restituição do imposto de renda 2021 nesta segunda (24). O pagamento deste lote da restituição do IR 2021 está previsto para o dia 31 de maio.

A Receita informou também que neste lote da restituição do imposto de renda 2021 serão contemplados mais de 3,446 milhões de contribuintes com um total de R$ 6 bilhões em restituições.

Alguns contribuintes serão priorizados como idosos, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que enviaram sua declaração no início do processo de entrega.

Restituição 2021

A Receita Federal definiu que o pagamento da restituição do imposto de renda 2021 será realizado em cinco lotes. A consulta ao primeiro lote será liberada no dia 24 de maio e o seu pagamento será realizado no dia 31 de maio.

Clique aqui e veja o calendário completo de pagamentos dos lotes da restituição do imposto de renda 2021.

Pagamento Restituição 2021

A Receita Federal efetuará o pagamento da Restituição 2021 na conta corrente em que foi informado no momento do preenchimento da declaração e os valores só serão pagos nos lotes tradicionais do Imposto de Renda, se não houverem inconsistências na declaração. Se houver algum erro ou pendência, a restituição somente será liberada após a correção da declaração.

Se o contribuinte não resgatar no período determinado pode efetuar o requerimento pela internet, preencher um formulário eletrônico, ou poderá acessar direto o e-CAC, no serviço Extrato de processamento da DIRPF.

Consultar Restituição do IR

Para verificar se você está no lote de Restituição 2021 do Imposto de Renda o contribuinte precisa consultar o Portal da Receita para saber a sua situação.

Logo após o contribuinte acessar o portal da receita, deve clicar no menu Meu Imposto de Renda e logo em seguida em “Consultar Restituição”.

Caso o valor não seja creditado, o beneficiário pode recorrer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB), ou pelas centrais de atendimento. Se houver algum erro ou pendência, a restituição somente será liberada após a correção da declaração.

Palavras chave: Imposto de Renda 2021, IRPF 2021, Declaração do Imposto de Renda 2021, Restituição do Imposto, 1 lote restituição

Fonte: receita.fazenda.gov.br