Resultado do P-Fies 2018 sai nesta segunda dia 26

Fies 2018

Segundo o MEC (Ministério da Educação) o resultado do P-Fies 2018 será divulgado nesta segunda (26) após ser adiado para que os bancos entreguem suas análises de crédito ao DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) do MEC.

Nesta edição do Fies 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil) foram disponibilizadas 310 mil vagas para o primeiro semestre de 2018 e as inscrições começaram no dia 19 e foram até o dia 28 de fevereiro de 2018. É a primeira edição onde foi ofertado esta modalidade de financiamento envolvendo bancos privados.

O Fies é um fundo criado pelo MEC a fim de financiar os estudos na educação superior para estudantes que estão matriculados no ensino superior que não sejam gratuitos. A seleção leva em conta a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dados socioeconômicos.

Quem pode participar do Fies

Para poder participar do Fies 2018 o candidato deve ter feito alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média e a nota da redação ser acima de zero.

Anteriormente podiam participar do Fies apenas estudantes que tinham renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Mas agora o Fies possui novas modalidades para estudantes com até cinco salários mínimos. Outra novidade é que o Fies vai oferecer 100 mil vagas com juros zero para estudantes mais carentes, e o restante das vagas terão juros variáveis que vai depender de cada banco onde for feito o financiamento.

A partir do segundo semestre de 2015, o CMN (Conselho Monetário Nacional), elevou a taxa de juros para 6,5% ao ano.

As regras de pagamento e carência também mudaram, anteriormente o estudante tinha carência de 18 meses e começava a pagar independentemente se possuía emprego. Agora, pelas novas regras, o estudante começa a pagar a partir do primeiro mês após concluir o curso e ao conseguir emprego o desconto é automático.

Resultado do Fies 2018

O resultado estará disponível no dia 26 de março na modalidade P-Fies. Poderá ser consultado no Portal do Fies e juntamente as instituições em que o candidato se inscreveu.

Para esta modalidade do P-Fies, após ser selecionado em chamada única, não será necessário comprovar as informações complementares, e deverá comparecer em até 5 dias úteis ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). Maiores informações poderão ser consultadas no Portal do Fies.

Calendário do Fies 2018

19/02 a 28/02 – Período de inscrição do Fies 2018;

05/03 – Divulgação do resultado da seleção em chamada única;

06/03 a 08/03 – Período para complementar os dados dos candidatos pré-selecionados;

06/03 a 30/03 – Candidatos em lista de espera deverão complementar seus dados.

Palavras chave: Fies, Fies 2018, Resultado do Fies, Seleção Fies 2018, Resultado do Fies 2018, P-Fies, P-Fies 2018

Fonte: fiesselecao.mec.gov.br