Resultado do Enem 2016 sai nesta quarta dia 18

O resultado do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) estava agendado para quinta-feira dia 19 conforme informado pelo INEP (Instituto Nacional do Ensino Médio), mas segundo o MEC, o resultado será antecipado para quarta-feira dia 18.

Esta é a hora mais esperada para quem estudou o ano inteiro e fez as provas do Enem 2016. A prova deste ano contou com mais de 6 milhões de participantes segundo informações do MEC (Ministério da Educação).

A prova de 2016 foi dividida em três etapas. Nos dias 5 e 6 de novembro a primeira etapa foi aplicada para mais de 5 milhões de participantes. A segunda etapa foi realizada nos dias 3 e 4 de dezembro devido as ocupações das escolas nos protestos contra a PEC (Proposta e Emenda à Constituição). A terceira fase foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro destinada a jovens que cumprem medidas sócio educativas.

O resultado do Enem 2016 é utilizado para medir a qualidade do ensino médio no Brasil, e também para outros objetivos como ingressar em uma das faculdades públicas, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), utilizar bolsas para estudos integrais através de sistema Prouni, ou até mesmo participando do Fies (Financiamento Estudantil).

Outra utilidade do Enem é o ingresso nos cursos técnicos do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica).

As notas do Enem 2016 podem ser consultadas no Portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informando o CPF e a senha que foi cadastrada no ato da inscrição. Para quem não lembrar da senha é possível recuperar informando a data de nascimento, o CPF e o RG.