Nesta quarta (8) será disponibilizado pela Receita Federal a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda. Neste lote estão incluídas as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2019 de contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram sua situação.
A Receita Federal informou que mais de 185 mil contribuintes terão direito a receber a restituição do imposto de renda que totaliza R$ 725 milhões em restituições.
A Receita Federal divulgou também que o pagamento deste lote residual será realizado no dia 15 de janeiro.
Neste lote, aproximadamente 8 mil contribuintes são idosos acima de 80 anos e vão receber R$ 399 milhões em restituições, 36 mil contribuintes possuem entre 60 e 79 anos, mais de 4 mil contribuintes possuem alguma deficiência física ou mental e 9.387 são contribuintes onde a principal fonte de renda é o magistério.
Pagamento Restituição
A Receita Federal efetuará o pagamento da Restituição na conta corrente em que foi informado no momento do preenchimento da declaração e os valores só serão pagos se não houverem inconsistências na declaração. Se houver algum erro ou pendência, a restituição somente será liberada após a correção da declaração.
Os valores serão corrigidos pela SELIC (taxa básica de juros). Se o contribuinte não resgatar no período determinado pode efetuar o requerimento pela internet, preencher um formulário eletrônico, ou poderá acessar direto o e-CAC, no serviço Extrato de processamento da DIRPF.

Consultar Restituição do IR
Para verificar se você está no lote Residual de Restituição do Imposto de Renda consulte o Portal da Receita. Caso o valor não seja creditado, o beneficiário pode recorrer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB), ou pelas centrais de atendimento. Se houver algum erro ou pendência, a restituição somente será liberada após a correção da declaração.
Palavras chave: Imposto de Renda, IRPF, Restituição do Imposto, Lote Residual do IR
Fonte: receita.fazenda.gov.br