Receita Federal libera programa de declaração do IR 2016 nesta quinta (25)

Os programas de preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda de 2016 serão liberados pela Receita Federal nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 8h. Apesar da liberação, a declaração só poderá ser enviada a partir de 1º de março, a terça-feira seguinte. Até lá, o sistema da Receita não vai aceitar o envio do documento. O prazo final de entrega da declaração de IR 2016 é 29 de abril, uma sexta-feira. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015.

Neste ano, uma das inovações é a obrigatoriedade de informar o CPF do filho dependente a partir dos 14 anos de idade. Se o adolescente ainda não tem o documento, deverá emiti-lo. Profissionais liberais já tiveram que, durante o ano passado, registrar os CPFs dos clientes aos quais prestaram serviço. Ao informar à Receita os rendimentos obtidos com a prestação de serviço, esse dado deve ser informado.

Quem quiser se adiantar pode lançar mão, antes mesmo de quinta (25), do rascunho da declaração, que está disponível até 29 de fevereiro. Os dados preenchidos no rascunho poderão, depois, ser transportados para a declaração, segundo a Receita.

 

Clique aqui para acessar o site da Receita Federal com o gerador da declaração do IRPF 2016

Durante o período de entrega da declaração, de 1º de março a 29 de abril, não será possível preencher o rascunho, mas será permitido transportar os dados já preenchidos.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Fonte: economia.uol.com.br / g1.globo.com