Receita libera pagamento de lote residual do imposto de renda nesta segunda dia 15

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15), a restituição residual do imposto de renda pessoa física, referente ao ano de 2008 a 2016, ou seja, esta restituição é para aqueles contribuintes que caíram na malha fina, mas que acertaram as suas contas.

Neste lote serão beneficiados 128.232 contribuintes que totaliza R$ 213,4 milhões. De acordo com o fisco, desse total, R$ 74,7 milhões são destinados a 22.107 idosos e 1.930 para contribuintes com deficiência física ou mental e para aqueles que têm doença grave.

A restituição ficará disponível no banco em que o contribuinte informou durante o preenchimento da declaração durante um ano, sendo corrigido pela SELIC (Taxa básica de juros). Se o contribuinte não resgatar neste período pode efetuar o requerimento pela internet, preencher um formulário eletrônico, ou poderá acessar direto o e-CAC, no serviço Extrato de processamento da DIRPF. Para verificar se você está neste lote consulte o Portal da Receita.

Caso o valor não seja creditado, o beneficiário pode recorrer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB), ou pelas centrais de atendimento.

No ano passado a receita declarou que 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do imposto de renda de 2016 por causa de improcedências de informações prestadas na declaração. Para você saber se está na malha fina, acesse o extrato do imposto de renda no site da Receita Federal também na central virtual de atendimento (e-CAC).