Receita Federal libera consulta a lote residual nesta quarta dia 8

A Receita Federal abre a consulta ao lote multiexercício da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física nesta quarta-feira (8). Este lote contempla contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina.

As restituições devem ser pagas no próximo dia 15 e terão correção como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês. No total de 115.831 contribuintes estão incluídos neste lote de restituição.

O dinheiro é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. As restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.

Os valores das restituições não creditadas ficam disponíveis para resgate na rede bancária por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.

A Receita Federal informa que somente se não houver inconsistências na declaração do contribuinte os valores das restituições serão pagos nos lotes tradicionais do Imposto de Renda. Caso haja algum erro, ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação é só é liberada após correção, ou apresentação de documentação pelo contribuinte. As consultas podem ser feitas no Portal da Receita Federal informando o cpf e a data de nascimento.