O que estudar e quais as questões do ENEM 2015?

Nesta matéria você encontrará uma série de dicas e informações sobre o que estudar e quais as questões para a prova do ENEM de 2015.

Conteúdo

Estas provas englobam Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Tecnologia da Informação. A maior parte das questões exige leitura e interpretação de texto. O aluno deve focar sua atenção nas figuras de linguagem (metáforas, metonímias, hipérboles, pleonasmos, etc.). Denotação e conotação são muito cobradas e, em geral, confundem bastante os candidatos.

De uma maneira geral, o plano de estudo de todo candidato deve conter as seguintes matérias:

Matemática (Álgebra, Raiz Quadrada, Equações de 1º e 2º grau, Sistemas e Problemas); História (História Geral e História do Brasil); Geografia (Coordenadas Geográficas, População Rural, Urbana e IDH, Capitalismo e Socialismo, Globalização, Oriente Médio – Conflitos e Políticas); Português (Gramática e Literatura); Física (Mecânica, Termologia, Escalas Termométricas, Eletricidade, Amperímetro e Voltímetro); Biologia (Citologia, Genética, Biologia Vegetal e Biologia Animal); Química (Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr, Estrutura do Átomo e número atômico, número de massa, isótopos, Elementos Químicos e Tabela Periódica).

 

Clique aqui e confira as questões para a prova do ENEM

As matérias e assuntos citados acima são importantes e representam uma parte do que pode cair na prova do Enem, no entanto, não é tudo! É preciso ficar atento a outras possibilidades e se preparar da melhor forma possível.

Redação

Além de estudar as matérias e ficar atento às principais notícias do mundo, a redação é outro ponto importante para ter um bom desempenho na prova do Enem. Por isso, treinar a escrita também é importantíssimo. Como o tema é aleatório e o candidato só irá descobri-lo na hora da prova, tentar escrever sobre os assuntos que estão sendo notícia na mídia para treinar e encarar numa boa este desafio pode ser uma boa pedida, já que, normalmente, a redação do Enem é sobre um tema atual que tenha ganhado forte repercussão na mídia.

É preciso estudar bastante. As provas do ENEM apresentam muitos pontos em comum. Assim, com espírito crítico e informação, é mais que possível obter boas notas e continuar os estudos, desta vez em uma universidade.