MEC divulga novo FIES nas próximas semanas

Segundo o Ministro da Educação o novo FIES deve sair nas próximas semanas, Mendonça filho revelou nesta semana em audiência na Câmara dos Deputados que o programa de financiamento irá se tornar mais sustentável e atenderá a classe mais pobre.

O Fies começou a ser alterada no governo Dilma, a taxa de juros aumentou e colocaram condições mínimas para aquisição do benefício, para isso o Ministro Mendonça Filho pretende fazer uma nova reformulação.

Sobre a Ciência sem fronteiras, que é um programa que é destinado a incentivar o intercâmbio acadêmico que atende estudantes de graduação de áreas de exatas, o ministro diz que foi cancelado em 2015 e não tem previsão de volta, por acreditar que o programa não beneficia os mais pobres.

De acordo com Mendonça Filho, foram gastos R$ 3,7 bilhões para 35 mil bolsas do programa Ciência sem Fronteiras e que não vale direcionar recursos para um programa que para ele da pouco retorno.

Apenas recordando que o programa já se deu início em 2011 e já encaminhou mais de 100 mil alunos de graduação e pós- graduação para as tão sonhadas Universidades do Exterior. Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional.