Local da prova Enem 2019: Saiba como consultar

Está chegando o grande momento para quem estudou o ano inteiro e vai fazer a prova do Enem 2019. É importante acompanhar a inscrição e conferir o cartão de confirmação de inscrição com o Local da Prova Enem 2019 para se programar e evitar imprevistos.

Para auxiliar neste processo separamos uma matéria explicando como o aluno poderá consultar o cartão de confirmação e verificar o Local da Prova Enem 2019.

Enem 2019

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova preparada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por finalidade verificar a atribuição de competência e habilidades de cada estudante que terminou o ensino médio.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Enem, confirmou que o cartão de confirmação com o Local da Prova Enem 2019 será divulgado no dia 16 de outubro de 2019, algumas semanas antes da realização prova que será em novembro.

Assim que for divulgado o aluno poderá consultar o cartão de confirmação de inscrição e verificar o Local da Prova Enem 2019 juntamente com a sua inscrição.

O que cai na prova do Enem 2019

A Prova do Enem 2019 será constituída de redação de português e mais quatro provas objetivas, sendo cada prova objetiva com 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões de múltipla escolha. Já a Redação do Enem 2019 deverá conter no mínimo sete linhas e no máximo 30 linhas.

As provas objetivas e de redação do Enem avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No dia da prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas do Enem 2019 começam às 13h30 e terminam às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia.

Assim como na edição do ano passado, as provas do Enem 2019 vão ocorrer em dois dias. No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No dia 10 de novembro as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Como consultar local da Prova Enem 2019

O cartão de confirmação estará na internet e no Aplicativo oficial do Enem a partir do dia 16 de outubro. No cartão de confirmação será possível verificar o Local da Prova Enem 2019 onde o estudante fará a prova do Enem 2019, os horários das provas, o número da inscrição do candidato, a opção da língua estrangeira que o candidato definiu durante a inscrição e se terá algum atendimento especializado ou específico.

Consultar o cartão de confirmação pela internet

A consulta do cartão de confirmação deve ser feita na Página do Participante no Portal do Enem ou no aplicativo oficial do Enem. No site do Enem 2019 o candidato deve informar o CPF e a senha de acesso utilizado no momento da inscrição do Enem 2019. Em seguida o aluno poderá clicar na opção de cartão de confirmação onde será possível verificar o Local da Prova Enem 2019.

É importante que o candidato acesse o cartão de confirmação, imprima uma cópia e leve no dia da prova.

Local da Prova Enem 2019
Local da Prova Enem 2019

Quando sai o Resultado do Enem 2019

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados em até três dias úteis da realização da Prova do Enem 2019 no Portal do Inep e no aplicativo do Enem. O Resultado da Prova do Enem 2019 será divulgado posteriormente em data a ser confirmada.

Com o Resultado do Enem em mãos o aluno pode participar de processos seletivos para acesso à Educação Superior ou Financiamento Estudantil, além de desenvolvimento pessoal.

Calendário do Enem 2019

16 de outubro – Divulgação do Local da Prova Enem 2019

03 de novembro – Primeiro dia de prova do Enem 2019;

10 de novembro – Segundo dia de prova do Enem 2019;

13 de novembro – Divulgação dos gabaritos das provas;

Janeiro/2020 – Divulgação do Resultado do Enem 2019.

Palavras Chave: Enem, Local da Prova Enem, Enem 2019, Prova do Enem, Prova do Ensino Médio, Inep.

Fonte: enem.inep.gov.br