Inscrição do Fies 2019 começa nesta quinta

Fies 2019

O Ministério da Educação (MEC) informou que a inscrição do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), para o primeiro semestre de 2019, começa nesta quinta (7) e vai até o dia 14 de fevereiro de 2019.

O Fies é um fundo criado pelo MEC a fim de financiar os estudos na educação superior para estudantes que estão matriculados no ensino superior que não sejam gratuitos. A seleção leva em conta a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dados socioeconômicos.

O Fies está dividido em duas modalidades sendo que a primeira oferece vagas com juros zero para estudantes que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos. Neste modelo de financiamento o aluno começa a pagar as prestações conforme a sua renda, fazendo com que os encargos reduzam drasticamente.

Já a segunda modalidade, chamada de P-Fies, é destinada a estudantes que possuam renda familiar de 3 a 5 salários mínimos. Esta modalidade é constituída de recursos de bancos particulares e Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Quem pode participar do Fies

Para se inscrever nas vagas do Fies 2019 o candidato deve ter participado de alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média e a nota da redação ser acima de zero.

Para participar do Fies nas modalidades Fies e P-Fies os estudantes precisam ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Caso queira concorrer exclusivamente na modalidade P-Fies, o candidato deve ter renda familiar bruta, por pessoa, de 3 até 5 salários mínimos.

Inscrição do Fies 2019

Para realizar a inscrição do Fies 2019 para as vagas do primeiro semestre o candidato deve acessar o Portal do Fies e seguir as orientações indicadas, sendo que as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet.

Após acessar o Portal do Fies, caso seja a primeira vez, será necessário fazer um cadastro, informando o CPF, data de nascimento e o código de verificação informado na tela. Caso tenha a nota suficiente no Exame do Enem selecione a opção prosseguir.

Na próxima tela será necessário informar os dados solicitados e criar o cadastro. A partir deste momento será possível acessar no Portal do Fies e preencher os dados solicitados, como dados cadastrais, questionário, grupo familiar e grupo de preferência para realizar a inscrição do Fies 2019.

Resultado do Fies

Segundo o cronograma oficial do Fies, o resultado das modalidades Fies e P-Fies serão divulgados no dia 25 de fevereiro de 2019.

Após ser selecionado pelo Fies em chamada única na modalidade FIes, o candidato deverá complementar suas informações no Portal do FiesSeleção entre os dias 26 de fevereiro a 7 de março de 2019.

Caso seja selecionado para a modalidade P-Fies, o aluno deverá comparecer à CPSA de sua instituição de ensino para validação das informações.

Calendário do Fies 2019

07/02 a 14/02 – Período de inscrição do Fies 2019;

25/02 – Divulgação do resultado da seleção em chamada única;

26/02 a 07/03 – Período para complementar os dados dos candidatos pré-selecionados;

27/02 a 10/04 – Candidatos em lista de espera deverão complementar seus dados.

Palavras chave: Fies, Fies 2019, Inscrição Fies, Seleção Fies 2019, Inscrição do Fies 2019

Fonte: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br