Inscrição do Fies 2017 para o primeiro semestre começa nesta terça dia 7

Segundo informado pelo MEC (Ministério da Educação) a data para a inscrição do Fies 2017 (Fundo de Financiamento Estudantil) começa no dia 7 de fevereiro de 2017 e termina no dia 10 do mesmo mês. O MEC confirmou que estará disponibilizando 150 mil vagas no primeiro semestre, e segundo Mendonça Filho, ministro da Educação, a quantidade de contratos em 2017 será pelo menos igual a 2016 se somarmos os dois semestres.

O Fies é um fundo criado pelo MEC a fim de financiar os estudos na educação superior para estudantes que estão matriculados no ensino superior que não sejam gratuitos. A seleção leva em conta a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dados sócio-econômicos.

Em de 2010 o FIES passou a utilizar a taxa de juros de 3,4% ao ano, período de carência de 18 meses e amortização em 3 vezes o período da graduação do curso com mais 12 meses. A partir do segundo semestre de 2015, o CMN (Conselho Monetário Nacional), elevou a taxa de juros para 6,5% ao ano.

Para realizar a inscrição, gratuita, o candidato deve efetuar exclusivamente pela internet no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) no Portal do Fies. O primeiro passo é se cadastrar no Fies Seleção, escolhendo a opção Primeiro Acesso. Para o cadastro será necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Com estes dados o sistema verifica se o candidato participou do Enem e se a média das notas das provas é igual ou superior a 450 pontos e redação diferente de zero. Caso os dados estejam conforme o requerido o sistema pedirá uma nova senha e um e-mail válido para o envio do link de ativação.

Logo em seguida da ativação o candidato seleciona a opção “Já sou cadastrado” e informa o cpf e senha. O candidato informa os dados solicitados, curso e turno e finaliza a inscrição do Fies.

Fonte: sisfiesportal