Inscrição do Enem 2018 começa nesta segunda dia 7

Enem 2018

Conforme o edital oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a inscrição do Enem 2018 começa nesta segunda (7) e termina no dia 18 de maio de 2018. Na edição passada do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que foram confirmadas um pouco mais de 6,7 milhões de inscrições.

Ainda segundo o edital, a inscrição do Enem 2018 deve ser feita também para aqueles que solicitaram a isenção da taxa do Enem. O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao final do ensino médio e pode ser utilizado para a autoavaliação do aluno, acesso à educação superior e programas de financiamento educacional do governo.

Prova do Enem 2018

A prova do Enem 2018 será constituída de redação de português e mais quatro provas objetivas, sendo as provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e de redação do Enem avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No dia da prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas do Enem 2018 começam às 13h30 e terminam às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia.

Assim como na edição do ano passado, as provas do Enem 2018 vão ocorrer em dois dias. No dia 4 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 11 de novembro as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Inscrição do Enem

A inscrição do Enem 2018 começa nesta segunda (7) e termina às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 18 de maio de 2018. A inscrição do Enem 2018 deve ser feita exclusivamente na internet pelo Portal do Enem na página do participante. Segundo o edital do Enem é recomendável o participante ler o edital e seus anexos para estar ciente das regras que serão aplicadas. Assim que o participante acessar a Página do Participante, deverá informar o seu CPF, o número do documento de identidade e uma senha. Logo após será gerado um número de inscrição que deve ser anotado e guardado em local seguro. Este número será solicitado para que o candidato acompanhe o andamento de sua inscrição bem como o resultado individual do Enem 2018.

No processo de inscrição o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de celular o fixo. Estes dados serão utilizados pelo Inep para enviar informações úteis relativas ao Enem 2018. Em seguida o participante deverá indicar o município onde deseja realizar a prova e a opção de língua para a prova de língua estrangeira.

Para os candidatos que não conseguiram a isenção da taxa do Enem será necessário o pagamento de uma taxa de inscrição do Enem no valor de R$ 82,00. Esta taxa deverá ser paga até o dia 23 de maio de 2018, no horário bancário, e não será prorrogado o prazo de pagamento.

Resultado do Enem

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados em até três dias úteis da realização da prova no Portal do Inep e no aplicativo do Enem. O Resultado da prova será divulgado posteriormente em data a ser confirmada.

Calendário do Enem

07 a 18 de maio – Período de inscrição do Enem 2018;

23 de maio – Último dia para pagamento da taxa de inscrição;

Outubro – Divulgação do local de prova do Enem 2018

04 de novembro – Primeiro dia de prova do Enem 2018;

11 de novembro – Segundo dia de prova do Enem 2018;

14 de novembro – Divulgação dos gabaritos das provas;

Palavras Chave: Enem, Inscrição Enem, Enem 2018, Inscrição do Enem 2018, Prova do Enem, Prova do Ensino Médio, Inep.

Fonte: enem.inep.gov.br