Inep divulga edital com as regras do Encceja 2018

Encceja 2018

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o edital com as regras do Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As inscrições Encceja Nacional serão realizadas entre os dias 16 e 27 de abril e as provas serão aplicadas no dia 5 de agosto de 2018. Na edição passada do Encceja 1.573.862 candidatos fizeram a inscrição para a prova, mas apenas 40% realizaram o exame.

O que é o Encceja

O Encceja é um exame de certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio para aqueles que não concluíram a educação básica na idade certa. O exame começou em 2001, mas deixou de ser aplicado em 2009, quando o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser responsável por este certificado. A partir de 2017, o Enem deixou de cumprir esta função e o exame voltou a ser aplicado pelo Encceja.

Inscrição do Encceja 2018

Segundo o Inep, as inscrições para o Encceja Nacional, serão realizadas entre os dias 16 e 27 de abril de 2018. A inscrição será gratuita, mas diferentemente da edição de 2017, quem fizer a inscrição e não comparecer, terá que pagar uma taxa para se inscrever nas próximas edições.

Prova do Encceja 2018

As provas do Exame do Encceja 2018 serão aplicadas no dia 5 de agosto com os seguintes assuntos:

Para o Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas costumam ser divididas em 30 questões de múltipla escolha e o candidato precisa atingir 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a cinco na redação.

Quem pode participar do Encceja

Para participar do Encceja e obter o Certificado do Ensino Fundamental, o candidato deve ter completado 15 anos de idade até a realização da prova e para obter o Certificado do Ensino Médio, o candidato precisa ter 18 anos de idade até a realização da prova.

Resultado Encceja 2018

Ainda segundo o INEP, os resultados do Encceja 2018 serão divulgados no terceiro trimestre de 2018 depois de muitas reclamações dos candidatos que alegaram atrasos na divulgação da edição de 2017.

O resultado do Encceja 2018 com a nota individual do candidato poderá ser consultado na internet no Portal do Inep. Após acessar o Portal do Inep, o candidato deverá informar o seu CPF e senha. Caso o candidato tenha esquecido a sua senha, é possível realizar um passo a passo na página de Login do participante.

Palavras Chave: Encceja 2018, Resultado Encceja, Encceja, Prova Encceja, Certificado Encceja

Fonte: portal.inep.gov.br