Governo pretende liberar saques de contas ativas do FGTS

O governo afirmou nesta quarta (17) que tem a intenção de liberar uma parte do FGTS de contas ativas. Além do FGTS o governo também pretende liberar o PIS PASEP e chegaria a injetar R$ 63 bilhões na economia brasileira.

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, nos próximos dias serão apresentadas as regras para liberação do FGTS das contas ativas.

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo que foi criado para auxiliar o trabalhador que for demitido sem justa causa, onde o trabalhador abre uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

A soma dos depósitos realizados no começo de cada mês pelo empregador, correspondente a 8% do salário de cada funcionário, constituem o FGTS e pertencem ao funcionário.

Quem tem direito ao FGTS

Para ter direito ao FGTS é necessário que o trabalhador brasileiro tenha um contrato de trabalho formal e que se enquadre nas Leis do Trabalho (CLT). Também são incluídos trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Outras duas categorias que podem ser incluídas no FGTS, caso o empregador deseje, são o diretor não empregado e o empregado doméstico.

Consultar saldo do FGTS pela Internet

Para consultar o saldo do FGTS pela internet, online, é bem simples. Após realizar o cadastro no site da Caixa, será necessário preencher os dados de login e acessar o site da Caixa pelo mesmo endereço: (www.caixa.gov.br/extrato-fgts). Logo em seguida será mostrado uma tela com as abas de FGTS, PIS, Seguro Desemprego e atualização cadastral. Na aba do FGTS, será possível consultar o saldo do FGTS nas opção de extrato e extrato completo.

Consultar FGTS pelo Aplicativo

A Caixa Econômica disponibilizou um aplicativo para android, que pode ser baixado na google store, para ios, na app store e também uma versão na windows store. Neste aplicativo o trabalhador pode acompanhar o saldo do FGTS, os depósitos na sua conta, atualizar os dados cadastrais e consultar pontos de atendimento.

Saldo do FGTS
Extrato do FGTS

Consultar FGTS por telefone – SMS

Outro serviço ao trabalhador que a Caixa disponibilizou é o envio de mensagens via SMS para o celular que o trabalhador informou durante o cadastro e habilitou. Neste serviço o trabalhador consegue acompanhar o saldo do FGTS por informações mensais dos depósitos realizados pelos empregadores, além de ser aviso quando tiver valores disponíveis para saque.

Palavras chave: Saldo do FGTS, Extrato do FGTS, FGTS, Saque do FGTS, Consulta do FGTS