Exame da OAB
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulga neste domingo (23) o gabarito preliminar da prova objetiva do XXIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado preliminar da 1ª fase da prova objetiva, segundo o cronograma do edital oficial publicado, será divulgado no dia 7 de agosto e o resultado final da 1ª fase, após a apreciação dos recursos, na data provável de 22 de agosto.
O Exame da OAB compreende a aplicação de uma prova objetiva e prova prático profissional, sendo as duas de obrigatórias e eliminatórias. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
Prova OAB
Conforme o edital publicado, a prova objetiva da primeira fase possui questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. A prova objetiva tem duração de 5 horas sendo composta por 80 questões de múltipla escolha.
O Exame da OAB pode ser feito por estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.
Gabarito OAB
O gabarito OAB contém 80 questões da prova objetiva e vai ser publicado no dia 23 de julho no Portal da OAB. Maiores informações sobre o Exame de Ordem podem ser conferidas no edital.
Calendário OAB
De acordo com o edital oficial publicado do XXIII Exame da OAB, as principais datas do Exame são as seguintes:
17 de julho – Divulgação dos locais da prova objetiva
23 de julho – Realização da 1ª fase (prova objetiva)
23 de julho – Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva
7 de agosto – Divulgação do Resultado preliminar da 1ª fase
8 de agosto a 11 de agosto – Prazo para recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase
22 de agosto – Divulgação do gabarito definitivo
22 de agosto – Divulgação do resultado final da 1ª fase
17 de setembro – Realização da 2ª fase (prova prático profissional)
Fonte: oab.fgv.br