FGTS Inativo: Trabalhadores podem ter direito a rendimento extra

Os trabalhadores que tinham saldo na conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem ter direito ao rendimento extra que está previsto para ser depositado em agosto. De acordo com a Medida Provisória 763/2016 todas as contas do FGTS terão direito a um rendimento extra, mas as regras para este rendimento não são tão simples assim.

Como previsto em lei, só poderá sacar o rendimento extra do FGTS em alguns casos como a demissão sem justa causa, aposentadoria ou para quem pretende comprar a casa própria.

Para ter direito a este rendimento extra do FGTS o trabalhador tinha que ter saldo na conta ativa ou inativa do FGTS até 31 de dezembro de 2016. Os valores dos pagamentos variam de acordo com o saldo que tinha disponível.

FGTS Inativo

FGTS Inativo

Com relação aos valores que serão depositados a Caixa não informou ainda, mas segundo uma simulação feita pelo Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, é estimado que a cada R$ 1 mil que o trabalhador tinha em conta, receberá algo em torno de R$ 18,82 de rendimento extra do FGTS.

Esta simulação não foi confirmada pela Caixa Econômica que afirma que o rendimento será proporcional ao saldo que o trabalhador tinha no fundo. Os pagamentos do rendimento extra serão feitos automaticamente nas contas do FGTS.