Dicas para fazer a inscrição do Enem 2017

Preparamos esta matéria para auxiliar o estudante que pretende fazer a inscrição do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). Separamos algumas informações como as datas da inscrição do Enem 2017, valor da taxa, documentos necessários e isenções.

Segundo o edital do Enem 2017, publicado no Diário Oficial, as inscrições podem ser feitas entre os dias 8 e 19 de maio, exclusivamente pela Internet, na página do Participante. O valor da taxa da inscrição do Enem 2017 é de R$ 82 e pode ser paga até o dia 24 de maio.

Para ser isento da taxa da inscrição do Enem 2017 o participante deve se enquadrar em algum dos critérios a seguir: alunos de escolas públicas que vão concluir o ensino médio em 2017, carentes do CadÚnico que se enquadram no decreto nº 6.135/2007  e estudantes que se enquadram na Lei nº 12.799/2013.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é esperado que aproximadamente 7,5 milhões de participantes efetuem a inscrição. A principal novidade deste ano é que o Enem deixa de certificar o Ensino Médio, responsabilidade que volta ao Enceja (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos).

Diferente dos anos anteriores, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, depois de uma consulta pública realizada com os participantes. A redação será aplicada no primeiro dia junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanidade e suas Tecnologias com duração de 5 horas e 30 minutos. Já o segundo dia terá duração de 4 horas e 30 minutos para as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para a inscrição do Enem 2017 o estudante precisa dos seguintes documentos: RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) comprovante de residência e de renda. Acessando o Página do Participante, o candidato primeiramente deverá informar seus dados para criação do login, preencher seus dados residenciais, estudantil e logo em seguida responder um questionário sócio econômico. Após estes passos o candidato poderá gerar o boleto para pagar a taxa da inscrição do Enem 2017 e, se for o caso, solicitar carência.

Fonte: portal.inep.gov.br