Dicas e informações para o imposto de renda: quem deve entregar a declaração

O IRPF 2016 é um imposto federal brasileiro que incide sobre a todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Todo ano, esses contribuintes são obrigados a prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual – DIRPF, para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto).

As novidades principais para 2016 é que para relacionar dependentes ou alimentando acima de 14 anos, esses deverão possuir CPF. Além disso os profissionais liberais (como médicos, dentistas, advogados, dentre outros) que estão obrigados a escriturar o livro caixa, deverão informar o CPF de seus clientes. Fora isso também ocorreram alterações em alguns valores que obrigam o trabalhador declarar.

Neste ano a Receita Federal anunciou que o prazo de entrega do Imposto de Renda começa no dia 1º de março e se estenderá até o dia 29 de abril. As pessoas físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 (ano-base para a declaração do IR deste ano) devem entregar a declaração.

 

Acesse aqui o Portal da Receita Federal e faça sua declaração do Imposto de Renda 2016

Fonte: g1.globo.com