Dicas e informações para o ENEM 2017

O ENEM 2017 (Exame nacional do ensino médio) é uma prova preparada pelo Ministério da Educação e tem por finalidade verificar a atribuição de competência e habilidades de cada estudante que terminaram o ensino médio.

O exame nacional do ensino médio é feito por quatro provas de múltipla escolha com 45 questões cada e mais uma redação. As disciplinas que caem na prova são Ciências humanas e suas Tecnologias, que englobam História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Ciências da natureza e suas Tecnologias que são Física, Química e biologia. Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e códigos e suas Tecnologias que são a língua portuguesa, a gramática, interpretação de texto, língua moderna estrangeira, literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.

Para este ano de 2017 o dia da inscrição será dia 8 de maio até 23hs59 do dia 19 de maio. O valor teve aumento de R$ 68 para R$ 82 o pagamento dessa taxa vai até dia 24 de maio. Os estudantes terão isenção da taxa se forem da rede pública de ensino médio concluintes de 2017, também os bolsistas que estudaram em escola particular.

Outra novidade para a isenção da taxa são aqueles que possuírem o cadastro no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), que reúne pessoas que estão em pobreza extrema. Segundo o INEP essas informações do cadastro serão consultadas para verificar as informações dadas pelos concorrentes.

As provas segundo as mudanças do Enem serão feitas em dois domingos consecutivos, que serão nos dias 5 e 12 de novembro onde os portões abrirão às 12hs e fecharão às 13hs, horário oficial de Brasília e as provas serão iniciadas às 13hs30 em todas as unidades onde ocorrerão as provas.