Conheça o Sistema Nacional de Emprego – SINE

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um serviço gratuito de emprego criado em 1975 para promover o encontro da oferta e da demanda de trabalho, que atua como intermediário entre as empresas e os trabalhadores por meio de agências espalhadas por todo o país.

Coordenado e supervisionado pelo Ministério do Trabalho, o Sistema Nacional de Emprego teve como principais finalidades em sua criação, a promoção e intermediação de mão de obra, de forma com que serviços de colocação em todo o país fossem implantados. Organizar informações sobre o mercado de trabalho brasileiro e identificar os trabalhadores com a Carteira de Trabalho e Previdência Social também constavam no decreto de criação do SINE.

O trabalhador consegue, por meio dele, se candidatar sem custo algum às vagas captadas junto aos empregadores, solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e dar entrada no Seguro-Desemprego, tendo à disposição, ainda, cursos de qualificação profissional.

 

Clique aqui para ver as vagas de emprego disponíveis no Portal do SINE

Após a criação do Programa do Seguro-Desemprego, o SINE passou a ser a rede de atendimento em que as ações desse programa são executadas. As ações do órgão são executadas de maneira descentralizada de forma com que cada estado e município a executa por intermédio do Sistema Nacional do Emprego.

Fonte: catho.com.br